“Tirar vantagem dos conceitos e tecnologias Indústria 4.0 implica atingir um grau superior de colaboração, integração e informação”, considera Jorge Portugal

Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, falou com o Green Project Awards sobre os desafios futuros, as oportunidades e as vantagens da Indústria 4.0 . Nas suas declarações, sobre o Prémio GPA-COTEC Indústria 4.0, salienta a importância de projetos e iniciativas que valorizem princípios, processos e modelos de negócios representativos de uma cadeia industrial sustentável e economicamente viável, assente em tecnologias avançadas.  

Saiba mais, aqui
Faça a sua candidatura, aqui. 

 Quais os desafios que a Indústria 4.0 apresenta atualmente? Que oportunidades?

Tirar vantagem dos conceitos e tecnologias Indústria 4.0 implica atingir um grau superior de colaboração, integração e informação em todas as etapas na cadeia de valor, que permite maior rapidez, adaptação e eficiência na resposta aos requisitos do cliente.

Porquê a atribuição do Prémio GPA-COTEC  Indústria 4.0?

Distinguir e dar visibilidade, de forma alargada, a inovações que incorporem princípios, processos e modelos de negócio representativos de uma cadeia industrial sustentável e economicamente viável, assente em serviços digitais e tecnologias avançadas de produção e preservação, e que representem bons exemplos da transição do modelo económico para maior nível de circularidade.

 Quais os critérios para a atribuição do Prémio? Que mensagem para os potenciais candidatos?

A inovação premiada deve mostrar ter forte impacto na redução de exigência de matérias primas não renováveis, redução do desperdício de recursos e aumento do valor de utilização dos produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida. O Prémio simboliza e pretende demonstrar na prática a ideia de que é possível conciliar as exigências de conveniência e conforto da vida moderna com uma relação saudável e sustentável com os recursos e com a natureza.

Qual a importância que atribui ao GPA para a realização destas expectativas?

O prestígio, notoriedade e abrangência do GPA tem sido um catalizador da mudança urgente e necessária que toca e mobiliza toda a sociedade – incluindo empresas e consumidores, cidadãos, famílias e decisores políticos, educadores e estudantes – para construir um futuro de maior abundância e mais sustentável para todos, dentro dos limites do planeta.