Secretária de Estado do Turismo anuncia no Parlamento novo fundo de €25 milhões para zonas rurais

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, anunciou hoje no Parlamento a criação de um fundo com um orçamento total de €25 milhões, para desenvolvimento de novos projetos turísticos nas regiões de baixa densidade.

Numa audição da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas destinada a debater a política do sector, Ana Mendes Godinho enfatizou aos deputados que 67% do crescimento de dormidas está a ser gerado na época baixa,e também chamou a atenção para os 2732 projetos turísticos que estão aprovados ou os 74 mil novos empregos gerados no sector desde 2016.

O fundo anunciado pela secretária de Estado do Turismo no Parlamento tem por objetivo aliviar o esforço dos empresários com a aquisição de ativos patrimoniais para fins turísticos nas zonas de baixa densidade, e a sua gestão está a cargo da Turismo Fundos.

Na prática, quem quiser explorar uma casa para turismo rural poderá colocá-la neste fundo imobiliário, que a compra, e fica a cobrar uma renda ao promotor, num período que pode ir até quinze anos. No final da operação, o promotor tem pode recomprar o imóvel, o que é opcional.

Estão atualmente em curso 43 investimentos em projetos turísticos nas regiões de baixa densidade, prevendo-se que com o novo fundo possam ser elevados em mais 20.

Fonte: Economia