Second Chance é o projeto de sustentabilidade da Timberland

Second Chance é o projeto de sustentabilidade que a Timberland acaba de lançar em Portugal. A iniciativa desafia os portugueses a participarem de  forma activa no combate ao desperdício, através da entrega de calçado usado que a marca se compromete a recolher e reciclar.

Em linha com as normas recentemente aprovadas pela União Europeia no sentido de um cada vez maior compromisso na promoção de uma economia circular e na sustentabilidade dos materiais, a iniciativa da Timberland pretende dar resposta a um dos maiores ambientais que a indústria têxtil enfrenta- o desperdício têxtil.

Com o mote “dê ao seu calçado uma segunda oportunidade”, reutilizando-o ou reciclando parte dele, a iniciativa Second Chance conseguiu recolher 2600Kg de calçado usado, através de 104  lojas aderentes por toda a Europa, em 2017. A iniciativa chega agora a Portugal, com a adesão de 21 lojas por todo o país.

A campanha já  está activa em todas as lojas Timberland e, em  troca pela ajuda na redução do desperdício de calçado, a marca oferece um desconto de €10 na próxima compra de um par de calçado Timberland. Os artigos depositados são enviados para as instalações da empresa parceira nesta iniciativa, a Wippytex, onde são seleccionados e triados para serem desmantelados para reaproveitamento dos materiais, ou reciclados e transformados em matéria-prima.

Até à data de hoje, as iniciativas de responsabilidade ambiental da Timberland já originaram a plantação de 8,7 milhões de árvores em todo o mundo, geraram mais de 1.000.000 de horas de serviço comunitário prestado pelas equipas Timberland em todo o mundo, e o reaproveitamento em calçado Timberland de 233 milhões de garrafas de plástico.

Fonte: Green Savers