Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social participa na conferência “Natalidade: Como fazer crescer Portugal?”

No próximo dia 9 de maio, decorre a conferência “Natalidade: Como fazer crescer Portugal?”, na Fundação Champalimaud. Esta conferência contará com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Viera da Silva e de Francisco Goiana da Silva, técnico especialista do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do Ministério da Saúde.

A população está a diminuir cada vez mais em Portugal. Em 2014, ano com menos nascimentos registados, nasceram  apenas 82 367 crianças, um valor baixo comparativamente com outros estados-membros (Irlanda,  Reino Unido , Suécia, Alemanha). A natalidade parece não dar grandes sinais de recuperação e Portugal vai perdendo população sobretudo em idade ativa. A sustentabilidade populacional está hoje, mais do que nunca, dependente de políticas que permitam inverter os números registados. As áreas da conciliação da vida profissional com a vida familiar, as políticas de apoio às crianças e às famílias com filhos e as politicas de emprego, por exemplo, são essenciais nesta matéria.

Face a esta problemática, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, apoio institucional do GPA, junta-se a esta discussão e análise na procura de soluções futuras. A evolução, desenvolvimento da população e natalidade, o caso de sucesso da Dinamarca, e o debate sobre o caminho a seguir serão partes integrantes desta conferência. Haverá destaque especial para partilha de ideias, perspetivas sobre os desafios, oportunidades e implicações socioeconómicas da Natalidade em Portugal.

A participação na primeira Conferência “Natalidade: Como fazer crescer Portugal?” é gratuita e a inscrição é obrigatória.

Saiba mais em aqui.