Ministro do Ambiente: Setor dos transportes vai ser prioridade na próxima década.

O setor dos transportes, nomeadamente a expansão da rede de metro e transportes públicos menos poluentes ou não poluentes, é uma das prioridades para a próxima década, no âmbito dos apoios comunitários, defendeu esta quinta-feira o ministro do Ambiente. João Pedro Matos Fernandes intervinha na Assembleia da República, durante uma audição na Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”, sobre o que considera fundamental para a próxima década, na área que tutela.

O ministro lembrou os três eixos fundamentais para a política do ambiente — descarbonizar a sociedade (redução de 40% das emissões de gases até 2030), tornar a economia circular (uma economia baseada em serviços e não em bens) e valorizar o território, como a construção de “cidades inteligentes” ou o investimento nas zonas costeiras. “É inevitável que 20% das verbas do próximo quadro sejam para a descarbonização”, disse o ministro, acrescentando que serão investidos 800 milhões de euros no setor dos transportes, onde terá de haver uma “concentração de fundos”, porque são caras as obras nessa área, em que uma estação de metro custa 40 milhões de euros.

Por isso, disse, no próximo quadro financeiro plurianual gostaria de ter para o setor dos transportes o dobro da verba atribuída no atual quadro. O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, também presente na audição, precisou que estão a ser investidos 784 milhões de euros para a redução de emissões de gases com efeito de estufa, assente na redução do número de viagens (30% dos quilómetros percorridos nas cidades são à procura de estacionamento, disse), em transportes públicos, na “logística urbana” e na mobilidade elétrica, com um maior investimento na rede de carregamento.

Fonte: Observador