Lidl Portugal pretende reduzir o consumo de plástico em 20% até 2025

O Lidl Portugal, Green Partner do GPA, pretende reduzir o consumo de plástico em pelo menos 20% até 2025. Este objetivo será alcançado através de medidas associadas às embalagens dos seus produtos de marca própria, que representa cerca de 80% dos produtos vendidos pelo Lidl Portugal, bem como as embalagens exteriores de produtos de marcas de fabricante.

O Lidl anuncia também que até 2025, 100% das suas embalagens plásticas de marca própria incorporam materiais recicláveis, apoiando assim parte da estratégia europeia para os plásticos apresentada recentemente pela Comissão Europeia.
Em linha com a sua aposta na eficiência, o Lidl investe há já vários anos na redução do uso dos materiais utilizados nas embalagens, enquanto melhora o potencial de reciclagem dos mesmos.

Desde a sua entrada no mercado português, ano em que foi introduzido o pagamento dos sacos de plástico, tem disponibilizado soluções mais duradouras e sustentáveis para o transporte das compras ao longo do tempo. Com o anúncio da redução de 20% do consumo de plástico nas suas marcas próprias, dá continuidade a este trabalho.

A empresa tem analisado, em parceria com os seus parceiros de negócio, as situações onde é possível abdicar do plástico, ou onde existem alternativas mais sustentáveis. O Lidl procura também disponibilizar artigos não embalados ou a granel na sua secção de Frutas e Legumes, Padaria e Frutos Secos, sendo que irá continuar a otimizar a oferta noutras famílias de produtos.

Através da sua política de economia circular implementada nas mais de 250 lojas e 4 centros logísticos, o Lidl tem reciclado mais de 3.500 toneladas de plástico apenas nos últimos três anos.

Fonte: Lidl Portugal