Vencedores 2013

Agricultura, Mar e Turismo

Esporão S.A. – Agricultura – Produção sustentável

Casas Brancas – Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina – Rota Vicentina – Two Steps to Freedom

ADERE- Peneda Gerês – A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no planalto da Mourela

Companhia das Lezírias, SA – EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

SIGERU, LDA. – VALORFITO

MENÇÃO HONROSA

A promoção do uso sustentável dos mato/urzais, a conservação da biodiversidade e a melhoria das condições socioeconómicas das populações rurais, bem como a proteção do património cultural, são os objetivos desta intervenção no Parque Natural da Peneda-Gerês, que incluiu também a criação de um centro interpretativo e, assim, a valorização turística deste sistema agrário, através de percursos interpretativos ou eventos ligados ao gado, agricultura e pastagem.

MENÇÃO HONROSA

Casas Brancas – Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina -Rota Vicentina – Two Steps to Freedom

A Rota Vicentina, 350 km de rota pedestre inserida no Parque Natural do Sw Alentejano e Costa Vicentina, é um produto turístico criado pela associação regional Casas Brancas, que integra uma rede de parceiros públicos, micro empresários e população em torno do turismo de natureza. Espera-se que em 2016 as receitas geradas para a economia sejam na ordem dos 10 milhões de euros/ano.

Esporão S.A. – Agricultura – Produção sustentável

Em Portugal existem 450ha de vinha biológica, uma agricultura praticada há anos em produtores mais pequenos.
A ambição do Esporão é provar que se pode fazer em maior escala, com os mesmos custos e resultando em produtos melhores e democratizados. Assim, alterou nos últimos anos o seu modo de produção agrícola, da produção integrada para a produção biológica. Em 2013, 76,80 ha de vinha e 80,4 ha de olival estão em modo de produção biológico certificado.
O projeto levou à criação, em 2010, de um campo ampelográfico (colecção de castas) com o objectivo de preservar e estudar variedades de vinha praticamente extintas no país.
A experiência da Herdade do Esporão contribuiu também para o desenvolvimento do plano de sustentabilidade para a vitivinicultura do Alentejo.

Investigação e Desenvolvimento

Nomeados:

UCASUL, União de Cooperativas UCRL – Refinolea – valorização integrada de resíduos e subprodutos da extração de azeite

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho – Ferramenta de apoio à decisão para criação de alternativas sustentáveis- SustainPro

Universidade de Aveiro – Terapia fotodinâmica na inactivação de microrganismos em águas residuais: uma tecnologia eficaz, de baixo custo e de reduzido impacto ambiental

Grupo CESTRAS – Centro de Estudos e Estratégias de Sustentabiliade – PERDA – Projecto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar

Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Protecção individual à picada de mosquitos: avaliação laboratorial e no campo do efeito repelente de vestuário tratado com insecticidas ou repelentes

MENÇÃO HONROSA

Resultado de um projeto desenvolvido no Instituto Superior Técnico, esta ferramenta permite às empresas gerir de forma mais rápida e eficiente os seus recursos. As novas alternativas processuais obtidas através da aplicação do SustainPro, como alterações de componentes, reciclagem de materiais, redução de consumo energético, etc., reduzem os seus gastos operacionais, compensando a longo prazo os investimentos necessários. Tanto da indústria como da comunidade científica, as reações têm sido muito positivas.

MENÇÃO HONROSA

A diminuição dos recursos hídricos e o aumento da poluição microbiológica das águas torna necessário desenvolver novas tecnologias para reduzir a carga microbiana nas águas residuais. Este projeto pretende desenvolver uma metodologia inovadora, eficaz, segura e barata de tratar as águas residuais.

VENCEDOR

Este projeto tem uma visão inovadora sobre o bagaço de azeitona extratado (BAE), numa altura em que a produção de azeite no Alentejo é a maior de sempre, tratando-o como uma matéria prima a valorizar e não como resíduo. O projeto pretendeu ainda estudar a implementação do BAE no conceito de biorrefinaria. Os resultados são muito positivos e dada a relevância desta fileira nos países mediterrânicos, este projeto pode ser uma grande oportunidade.

Information Technology

Nomeados:

Secretaria Regional dos Recursos Naturais-Direção Regional do Ambiente-Administração Hidrográfica dos Açores – Rede Hidrometeorológica dos Açores

Galp Energia – SmartGalp by Galp Energia

Escrita Inteligente, Lda – Recibos Online

Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela – GeObserver – Sistema de informação geográfica da Serra da Estrela

FZ AGROGESTÃO – Consultoria em Meio Rural, Lda – AGROGESTÃO.NET

Galp Energia – SmartGalp by Galp Energia

Trata-se de um serviço de monitorização de consumos energéticos – eletricidade, gás natural e combustível automóvel – que contempla a instalação de equipamentos inteligentes de medição de consumos em casa e viaturas. Com este serviço o cliente percebe onde e como gasta energia, sendo incentivado a poupar através de recomendações de eficiência. Este projeto parte da premissa que é possível reduzir os consumos agregados de energia em pelo menos 5% e manter de uma forma sustentada uam redução de custos de 10%.

Escrita Inteligente, Lda – Recibos Online

Em Portugal são impressos 2,6 mil milhões de recibos em papel por ano. O projeto recibosonline consiste numa solução que elimina a necessidade dos retalhistas imprimirem faaturas/ recibos em papel, substituindo.os por uma versão eletrónica legalmente válida. A solução funciona em conjunto com os softwares de faturação existentes, não implicando alterações aos mesmos.

VENCEDOR

Num contexto insular de 9 ilhas, a rede hidrometeoriológica é um elemento essencial para a perceção das dinâmicas climatéricas de cada ilha e compreensão de eventos naturais, bem como servir de apoio à explicação das alterações climáticas.
Até 2009, a rede existente dispunha de 18 estações hidrométricas, 22 estações udométricas e 3 postos meteorológicos, e a recolha de dados era assegurada semanalmente ou diariamente por observadores.
Atualmente existe um total de 53 estações e a informação está disponível em tempo real.

Gestão eficiente de recursos

Nomeados:

EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres – Redução de Perdas na Rede através do Sistema WONE – Gestão de Redes e Controlo de Perdas

Jerónimo Martins SGPS, S.A. – Equipas para Gestão dos Consumos de Água e Energia – Combate ao Desperdício

Esporão SA – Racionalização da utilização de recursos na Herdade do Esporão

Optimus – Comunicações, SA – CARSHARING

SIMTEJO – NEREDA: A segunda geração nos tratamentos biológicos de águas residuais

Esporão SA -Racionalização da utilização de recursos na Herdade do Esporão

O projeto de redução do consumo de água para 1,59 litros de água por cada litro de vinho engarrafado, é considerado um caso de estudo. Mas este é apenas um dos vários projetos que envolvem os colaboradores, decisores e fornecedores do Esporão com o objetivo de diminuir o consumo de recursos, aumentar a produção de energia de fonte renovável, reutilizar e gerir eficientemente os resíduos, procurando permanentemente melhorar a eficiência na produção da Herdade do Esporão.

VENCEDOR

EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres -Redução de Perdas na Rede através do Sistema WONE – Gestão de Redes e Controlo de Perdas

Em 2012 a EPAL alcançou um nível de perdas de água abaixo de 9%, colocando-a como referência de eficiência no setor. Este valor é muito inferior à meta nacional do Programa para o Uso Eficiente da Água até 2020, fixado em 20%, e aos valores internacionais tidos como sustentáveis (15%). Com o sistema de gestão de redes e controlo de perdas WONE, a EPAL atua em antecipação prevenindo roturas e as suas consequências.

Produto ou Serviço

Ecologicalkids Unipessoal Lda – Piriuki V3

Maiambiente EM – Ecoponto em casa

TecnoVeritas – Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos, Lda. -ENERMULSION

WEDOTECH -OBiT

Gumelo Lda – Eco Gumelo

Maiambiente EM – Ecoponto em casa

A Maiambiente distribuiu a todas as famílias do município da Maia, gratuitamente, contentores para a deposição diferenciada de rsu (papel, embalagens, vidro e indiferenciados). A comodidade e facilidade de acesso ao serviço de recolha porta a porta induz comportamentos ambientalmente mais responsáveis. Por outro lado, a melhoria da limpeza do espaço público e a possibilidade de implementação de uma tarifa mais justa (pay as you throw) são mais valias deste projeto. Os mais de 90.000 “Ecopontos em casa” entregues, servem já mais de 100.000 pessoas e resultaram no aumento de 21% na recolha de resíduos de papel/ cartão, de 55% nos resíduos de embalagens, em mais 24% de vidro recolhido e numa redução de 8% de resíduos indiferenciados, face a 2012.

MENÇÃO HONROSA

TecnoVeritas – Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos, Lda. – Enermulsion

Esta é uma solução de engenharia, já premiada internacionalmente,
que permite tratar ou controlar emissões gasosas, provenientes de processos de combustão, em particular, geradores de vapor e motores de combustão interna, e cumprir com os valores limite de emissão de cada um dos poluentes.
Em Janeiro de 2010 arrancou o 1º protótipo do sistema Enermulsion, hoje já vendidos para centrais de produção de grande porte na India e em Espanha.
O Enermulsion está agora a ser testado em veículos ligeiros e de carga
com vista ao controlo das emissões gasosas, o que tem um potencial impacto importante na poluição dos centros urbanos.

Ecologicalkids Unipessoal Lda – Piriuki V3 ´

A Piriuki nasceu em 2010, em Portugal, para melhorar a vida dos bebés e do planeta. As fraldas reutilizáveis Piriuki são de materiais têxteis, 100% recicláveis e decompõem-se em aterro em 180 dias. Permitem, por bebé, reduzir 1ton de resíduos e evitar o abate de 4 árvores, e permitindo às famílias poupar mais de 1700 euros em comparação com as fraldas descartáveis. Já disponíveis para venda em Espanha e Reino Unido, a Piriuki lançou em 2013 o site internacional que permite a esta marca e produto portugueses chegar a todo o globo.

Iniciativa de Mobilização SIC Notícias

Nomeados:

ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental – Eu tenho um troço de rio, e tu? Adote um troço de Rio com o Projeto Rios

DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A. – Valorização do Pescado Português

Instituto Superior Técnico – Green Campus – Desafio de Eficiência Energética no Ensino Superior

Associação Empresarial de Ponte de Lima – Projeto Nós Pela Natureza

Diocese de Beja – Festival Terras Sem Sombra de Música Sacra

MENÇÃO HONROSA

A iniciativa Green Campus, lançada pelo IST, Inteli, MIT Portugal e SelfEnergy, consiste numa competição entre equipas multidisciplinares de estudantes, docentes e funcionários com o objetivo de promover a eficiência energética na rede de ensino superior de Portugal.Os 12 projetos finalistas identificaram um potencial de 1,9GWh/ano em poupanças de energia correspondentes a 1.100 t CO2/ano, com um valor global de investimento de aproximadamente 2, 3M Euros.

DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A. – Valorização do Pescado Português

A Docapesca definiu como objetivo estratégico a valorização do pescado comercializado nas lotas do continente português. Para isso, tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos, assentes na nominalização do pescado e em campanhas de informação sobre espécies pouco valorizadas comercialmente e abundantes na costa portuguesa, como a recente “Campanha da Cavala”. O pescado com Comprovativo de Compra em Lota (CCL) capturado na ZEE Portuguesa, implica menores gastos energéticos e emissões para o ambiente pela sua proximidade à costa.

VENCEDOR

O Projeto Rios visa o envolvimento da sociedade na conservação e melhoria dos sistemas fluviais, promovendo o empreendedorismo ambiental, social e económico através do incentivo à adoção de um rio ou ribeira e sua monitorização num troço de 500 metros. Atualmente o Projeto Rios tem 300 grupos, 150 km de rios adotados e cerca de 7000 participantes diretos. A adoção é uma atividade contínua, com duas saídas de campo anuais, no mínimo, e uma ação de melhoria do troço adotado, recorrendo ao kit do Projeto Rios. O resultado é visível, os rios estão mais limpos.