EGF promove ação de Educação Ambiental

A EGF – Environmental Global Facilities, apoio do GPA,  em colaboração com o Projeto_80 e com a Fundação Manuel António da Mota, promoveram no dia 08 de março o lançamento da ação de educação ambiental “A NOSSA CASA É UM PLANETA”, na Escola Secundária de Amarante.

O projeto, destinado aos alunos do jardim de infância, do 1º,2º e 3º ciclo e ensino secundário,  é resultado de um trabalho conjunto das empresas ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO, e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

As primeiras sessões deste projeto aconteceram em Amarante, nos dias 8 e 9 de março com mais de 500 estudantes da Escola Básica do Marão, Colégio de S. Gonçalo e Escola Secundária de Amarante. Nas sessões iniciais esteve presente o Secretário de Estado da Educação, João Costa, e a Adjunta do Secretário de Estado do Ambiente, Cátia Rosas.

A Ação de Educação Ambiental “A Nossa Casa é Um Planeta” contribui  assim para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem são desta forma abordadas de forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e três filmes projetados em 360º, o que possibilita uma dinâmica interativa com os alunos e participantes.

Os filmes, que contam a história de dois irmãos (Guida e Rui), visam alertar e explicar  o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos.

As próximas apresentações desta ação acontecem no dia 20 de março, na sessão integrada na 15ª Assembleia Municipal de Jovens (organizada pela Assembleia Municipal de Sesimbra) e no dias 18 e 19 abril de 2018, no Fórum Nacional de Resíduos.