EBAE

Os Vencedores da Oitava edição do Green Project Awards foram revelados a 7 de janeiro, num evento que teve lugar no Grande Auditório da Culturgest, e que contou com a presença de mais de 400 convidados.

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses e o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, marcaram presença, entregando as principais distinções.

Nesta manhã foram também discutidas as conclusões da COP21, com uma mesa redonda que contou com representantes do setor empresarial, de associações não-governamentais, de câmaras municipais e do meio académico. Javier Goyeneche, empresário espanhol fundador da marca ECOALF, que promove a reutilização de resíduos, teve também oportunidade de apresentar o seu trabalho.

Os vencedores do Green Project Awards terão a oportunidade de representar Portugal nos prémios europeus EBAE – European Business Awards for the Environment.


 

Os  premiados do Green Project Awards podem ser os candidatos portugueses aos prémios EBAE.

Os European Business Awards for the Environment (EBAE) – uma iniciativa da Comissão Europeia – pretendem reconhecer e premiar empresas  privadas que se distingam pelo seu desempenho e/ou práticas inovadoras no domínio do desenvolvimento sustentável, conseguindo conciliar o sucesso económico e a proteção do ambiente. As empresas públicas e as ONG podem formar parcerias em candidaturas apresentadas por empresas privadas.

Os EBAE são atribuídos de dois em dois anos e os vencedores dos Prémios de um Estado-Membro da UE ou país candidato constituem a candidatura nacional.

Existem cinco categorias: Gestão;  Produtos e Serviços; Processo, Cooperação Internacional de Negócios e Empresas pela Biodiversidade.

Os vencedores beneficiam do elevado prestígio dos prémios, que contribuem para aumentar a sua visibilidade e abrem portas a novas oportunidades de mercado.

 

Representantes portugueses dos prémios EBAE 2014

 

Categoria Gestão

Vencedor

LIPOR – Estratégia de Sustentabilidade da Lipor.

Menção Honrosa

SONAE SIERRA – Sistema de Gestão Integrado de Segurança, Saúde e Ambiente na Sonae Sierra – Uma aposta na melhor contínua.

 

Categoria Processo

Vencedor

UCASUL – REFINOLEA – Valorização integrada de resíduos e subprodutos da extracção de azeite.

Menção Honrosa

WEDOTECH – OBiT

 

Categoria Produtos e Serviços

Vencedor

Esporão – Agricultura – Produção Sustentável.

Menções Honrosas

EPAL – Redução de Perdas na Rede através do Sistema WONE – Gestão de Redes e Controlo de Perdas.

DOCAPESCA – Valorização do Pescado Português.

COMPANHIA DAS LEZÍRIAS – EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves.

 

Prémio Empresas pela Biodiversidade

EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves.