Categoria de Inovação e Economia Circular no GPA

As candidaturas para a 11.ª edição Green Project Awards estão oficialmente abertas até 26 de junho. A plataforma multissetorial, dedicada ao reconhecimento das boas práticas e que distingue os projetos nacionais mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal, está a receber as candidaturas em várias categorias, nomeadamente Inovação e Economia Circular.

Esta categoria irá distinguir projetos/ideias que resultem de processos de inovação nas áreas da conceção de produto, dos processos de produção, modelos de consumo/distribuição, gestão de recursos (reutilização, reparação, renovação, refabrico e reciclagem), intrínsecas aos ciclos técnicos e biológicos do modelo industrial circular. Os projetos candidatos deverão ainda evidenciar de forma clara a aplicação de conceitos de circularidade em todo o ciclo de vida do produto/serviço/projeto/iniciativa e a sua aplicabilidade prática no mercado, com vantagens para o ambiente e para a economia, bem como a constituição de um ecossistema de inovação associado.

Serão também valorizados aspetos que combinem eficiência, energética e hídrica, na produção e na utilização de recursos, otimização da utilização e consumo, assim como a prossecução das metas ambientais definidas a nível nacional e a sua capacidade de integração dos processos decorrentes da transformação digital consequente da Indústria 4.0.

Para além desta, as categorias a concurso na 11ª edição do GPA são Agricultura e Floresta, Iniciativa Jovem, Inovação Social e Mobilização, Mar, Turismo e Urbes.

Candidate-se, aqui.