Autarcas, universidade, empresários e ambientalistas juntam-se por valorização do Tejo

Uma gestão colaborativa e de proximidade para a gestão do Parque Natural do Tejo Internacional é o objectivo do projecto-piloto que será apresentado nesta quinta-feira em Vila Velha de Rodão pelo Ministério do Ambiente. Autarcas, universidade, empresários e ambientalistas juntam-se ao Estado para cumprir Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, aprovada pelo Governo há cerca de um ano.

O Plano de Valorização do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) 2018-2022 foi formalizado ao abrigo do protocolo de colaboração que envolveu o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e a Quercus e tem uma validade de dois anos.

Ainda em discussão pública até ao dia 30 deste mês, este protocolo visa, segundo o documento que nesta quinta-feira será apresentado, “instituir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que as diferentes entidades colocam, ao serviço das áreas protegidas, o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições”.

Este projecto pretende actuar, em particular, em dois aspectos: “a criação de uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, incidindo nos seus valores naturais e socioculturais” e levar a cabo “procedimentos concertados que visem a salvaguarda dos valores naturais, melhorando a eficiência das interacções entre o ICNF, os municípios e demais autoridades (…) no respeito das suas atribuições específicas, assegurando um melhor desempenho e articulação na resposta às solicitações da sociedade e numa relação de maior proximidade aos cidadãos e demais entidades”.

Fonte: Público