ANI atribui distinção Born From Knowledge no GPA’ 18

A ANI – Agência Nacional de Inovação volta a associar-se ao Green Project Awards (GPA) – iniciativa de referência nacional que reconhece as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável – através da atribuição do Prémio GPA-ANI, Born From Knowledge(BfK), BfK AWARDS.

Pelo segundo ano consecutivo, o prémio GPA-ANI BfK AWARDS será atribuído a partir dos finalistas de todas as categorias da edição do GPA’18, desde que sejam projetos “nascidos do conhecimento” e que resultem de atividades de Investigação e Desenvolvimento. O vencedor receberá uma peça de arte e a oportunidade de beneficiar de um processo de acompanhamento, levado a cabo pela ANI, para apoio ao desenvolvimento e implementação do projeto.

Para Katiuska Cruz, coordenadora do programa BfK, a resposta ao desafio do desenvolvimento sustentável passa por uma maior aposta na inovação de base científica e tecnológica, nomeadamente no que diz respeito à criação de soluções alternativas inovadoras e eficazes. A associação da ANI ao GPA, através dos BfK AWARDS, cumpre precisamente esse objetivo: o de identificar e distinguir as melhores ideias que, nascidas do conhecimento, visem a promoção do equilíbrio ambiental, económico e social.

Para além deste prémio especial, o GPA atribui outros três: o Prémio GPA – COTEC Indústria 4.0, o Prémio GPA – EGF Inovação e Economia Circular e o Prémio GPA – REN Biodiversidade e Florestas.

O GPA 2018 apresenta ainda um ciclo de conferências de âmbito nacional e sete novas categorias: Agricultura e Florestas, Inovação Social e Mobilização, Iniciativa Jovem, Inovação e Economia Circular, Mar, Turismo e Urbes.

Podem concorrer à iniciativa empresas, Organizações Não Governamentais, estabelecimentos de ensino, centros de investigação, entidades públicas e/ou municipais, associações, investigadores e outros cidadãos a título individual com projetos, iniciativas, produtos ou serviços, que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos.

Mais do que um galardão de reconhecimento de boas práticas, o Green Project Awards é a distinção de referência em matéria de sustentabilidade em Portugal e as vantagens para quem participa são cada vez maiores. Desde 2008, a iniciativa já recebeu mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projetos.

As inscrições devem ser feitas através do link: http://candidaturas.gpa.pt/pt até ao dia 31 de maio.