Manifesto Circula e Barómetro de Mobilidade chegam à Região Norte de Portugal

A região do Norte de Portugal vai juntar-se ao Movimento CIRCULA, iniciativa cívica a favor de uma mobilidade urbana mais sustentável, através da assinatura do seu manifesto. Esta cerimónia, que se vai realizar no dia 15 de dezembro no Porto, fica ainda marcada pela apresentação do Barómetro de Mobilidade em Portugal, promovido pelo GPA e CEiiA.

Iniciativa GPA, o Movimento CIRCULA tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável e pretende informar, sensibilizar e motivar a mudança de comportamentos com vista a melhorar e conservar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades.

Depois da integração dos Municípios e dos operadores de transportes públicos das cidades de Lisboa e Almada que, em conjunto com os membros fundadores do Movimento, assinaram o Manifesto pela Mobilidade Sustentável, o Norte assume agora um forte compromisso com a mobilidade urbana sustentável.

Numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, e do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o Manifesto CIRCULA será assinado por vários de municípios da região do Norte.
Durante a cerimónia ainda será apresentado o Barómetro da Mobilidade em Portugal, uma iniciativa GPA e CEiiA que tem como objetivo observar os padrões de mobilidade nas cidades portuguesas com vista a funcionar como suporte à tomada de decisão e conceção de políticas públicas. Este barómetro vai incluir não só indicadores tradicionais mas também os resultantes das novas tendências de evolução da mobilidade como eletrificação, conectividade, automação, economia da partilha ou mobilidade a pedido.