5ª Edição MOCHE#DáTudo by Projeto_80 vai começar

MOCHE#DáTudo by Projeto_80, iniciativa Green Project Awards dinamizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pela Direção-Geral da Educação (DGE), pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.) pela Quercus e pelo Green Project Awards (GPA), que desafia os alunos do Ensino Básico e Secundário a criar, pensar e agir em torno do mundo que os rodeia, está de volta para a sua 5ª edição. A Sessão de Lançamento, juntamente com a Cerimónia de Entrega de Distinções P80 2016/2017, tem lugar no 28 de novembro, hoje, na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em Marco de Canaveses.

O lançamento da 5ª Edição MOCHE#DáTudo by Projeto_80 conta com a apresentação do Roadshow P80 – que terá lugar entre janeiro e março de 2018 – consistindo em sessões de trabalho pelas escolas com enfoque na sustentabilidade, no associativismo, na economia circular e no empreendedorismo juvenil.
Segue-se o anúncio e entrega de prémios aos seis projetos distinguidos na 4ª edição P80, com o apoio de MOCHE, da Sociedade Ponto Verde, de Luso Fruta, e do Instituto Português do Desporto e Juventude. Terá ainda lugar a Cerimónia de Assinatura do Protocolo de renovação do Projeto_80 pelas entidades promotoras – ANQEP, APA, DGE, DGEstE, IPDJ, GPA e Quercus.
O encerramento contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, dos representantes do Green Project Awards e do Diretor da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses, João Gonçalves.

O Colégio de Amorim (Projeto Amor(im) Voluntariado), o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe – Cacia (Projeto Educar para a sustentabilidade), a Escola EB 2,3 D. Afonso, IV Conde de Ourém (Projeto AGIR), a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Projeto Biocompostor), a Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Projeto Uma Gota Por Um Futuro) e a Escola Secundária Maria Lamas (Projeto Poluição Luminosa) constituem o grupo das seis Escolas distinguidas na edição de 2016/2017 do P80 e participarão na Cerimónia de Entrega de Prémios.

Nesta 5ª edição, o Roadshow MOCHE#DáTudo by Projeto_80 visita cerca de 40 escolas dos 18 distritos de Portugal, chegando assim a milhares de jovens. Com início a 09 de janeiro de 2018 e término a 09 de março de 2018, o Roadshow é uma parte integrante do P80, que tem a duração de um dia em cada escola, sendo composto por duas sessões distintas.

O Projeto_80 é um programa de sensibilização para a sustentabilidade e incentivo ao empreendedorismo social e associativismo de âmbito nacional, destinado aos jovens entre os 13 e os 18 anos, que frequentem o ensino básico, secundário ou profissional.