“Oceans Meeting” arranca hoje

Oceans Meeting, Fórum internacional sobre os oceanos, promovido pelo Ministério do Mar, realiza-se entre hoje e amanhã, no Mosteiro dos Jerónimos e no Centro Champalimaud, em Lisboa. Este evento reúne delegações de mais de 50 países incluindo 38 ministros e secretários de Estado.

Este ano, com o tema saúde dos oceanos e a saúde humana, o Oceans Meeting inclui uma reunião ministerial, uma conferência internacional com investigadores e sessões de contacto empresarial sobre inovação e sustentabilidade dos oceanos. A poluição dos ecossistemas, que colocam em risco a segurança dos frutos e o benefício dos oceanos para a saúde, vão estar em destaque nas diversas abordagens.

Com esta iniciativa, Portugal pretende mobilizar a comunidade internacional para a necessidade da preservação dos oceanos, envolvendo políticos, cientistas e empresas.

O fórum conta com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.

Além de delegações dos países, estarão representantes de entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Marítima Internacional e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).